Não tem como falar em Berlim sem lembrar de sua história. A capital alemã existe desde o século XII e tem um passado bem marcante. O seu momento presente é cheio de cores, criatividade e pessoas que amam exibir seu jeito único de ser.
No entanto, apesar de ser repleta de gente, é silenciosa, especialmente nos bairros residenciais. E, mesmo com tantas cores, há locais dedicados para as vítimas do seu passado tão difícil.
Berlim é a surpreendente capital alemã. Se você nunca cogitou conhecê-la, depois das informações que traremos a seguir você vai começar a se programar para ir hoje mesmo!
O que fazer em Berlim?
Com uma arquitetura invejável, que consegue transitar pelo antigo e novo com uma facilidade indescritível, Berlim é a capital que oferece uma infinidade de opções para seus moradores e turistas, desde festivais à história pura, em monumentos históricos e museus.
Por lá, há mais de 420 galerias de arte, sendo uma das maiores concentrações da Europa. Por isso, a dica é sempre usar uma roupa que você se sinta bem e um calçado confortável para poder aproveitar tudo de melhor que ela tem para oferecer!
Confira a seguir 5 lugares que não podem estar de fora do seu roteiro pela cidade:
1. Muro de Berlim
O muro de Berlim é, sem dúvidas, uma das paradas obrigatórias quando se vai para Berlim. Afinal, é um símbolo histórico, que retrata uma parte da Guerra Fria, quando o muro foi construído e dividiu a cidade em dois lados (leste e oeste). O local famoso e visitado é o “The East Gallery”, mas também é possível saber mais sobre esse momento vivido pelos alemães indo até o Memorial do Muro de Berlim. Aproveite e dê um pulo no bairro de Kreuzberg, logo ao lado. O bairro é repleto de restaurantes incríveis, lojas de roupas descoladas e bares ao longo do rio Spree.
2. Portão de Brandemburgo
O Portão de Brandemburgo é outra parada obrigatória se você estiver passando por Berlim ou está programando uma viagem para lá. Ele é um dos maiores marcos da cidade, pois é símbolo de paz e união depois que o Muro de Berlim foi derrubado.
3. Catedral de Berlim
A Catedral de Berlim é a maior Igreja da capital alemã e vale a pena conhecer. A arquitetura e sua imensidão encantam os olhos de quem resolve fazer uma visita. Além disso, próximo dali há uma passarela que proporciona uma visão privilegiada de toda a cidade.
4. Pergamon Museum
Ir a Berlim e não visitar nenhum museu é o mesmo que não ter ido até a capital alemã. O Museu Pergamon é um dos mais visitados de Berlim e está localizado na Ilha dos Museus, sendo famoso por abrigar grandes tesouros culturais da antiguidade. É considerado patrimônio da UNESCO e um berço da arte e cultura.
5. Memorial do Holacausto
Para finalizar, você pode realizar uma visita ao Memorial do Holocausto. É um ambiente dedicado às vítimas desse terrível acontecimento, mas que representa uma parcela da história. É uma forma de honrar as vidas perdidas durante esse momento desumano da história.
Quando ir para Berlim?
As cidades europeias, de maneira geral, têm as estações do ano bem definidas. Assim, o “quando ir” é bem relativo, pois vai depender do que você deseja para essa viagem ou até mesmo o que espera dela. Mas, se você busca agitação e aproveitar os festivais, sem dúvidas, a indicação é ir durante o verão, pois grande parte dos entretenimentos acontecem ao ar livre. A partir da metade de novembro começam as famosas Feiras de Natal, que espalham charme por toda a cidade até o dia 24 de dezembro.
Vida noturna em Berlim – o que esperar?
A vida noturna em Berlim é considerada uma das melhores da Europa, pois oferece bares, casas noturnas e restaurantes para todos os gostos. Uma parada certeira é o distrito central de Mitte, que oferece uma grande variedade de restaurantes e bares, assim como o Prenzlauer Berg (que herdou um pouco da fama de Mitte).
Restaurantes
Berlin por muitos anos foi esquecida como destino turístico gastronômico, porém nos últimos anos chefes de todas as partes do mundo chegaram à cidade transformando a capital da Alemanha em um dos destinos foddies favoritos da Europa. A região que se encontra nos entornos das estações de Hackescher Markt e U Rosenthaler Platz está repleta de boas opções. Para os amantes de um bom hambúrguer, não deixe de conhecer o clássico Burgermeister que fica embaixo dos trilhos da estação de Schlesisches Tor, a fila é grande e você come em pé mesmo, mas a experiência e o sabor são indescritíveis.
Agora que você já sabe um pouco sobre a surpreendente capital alemã, é hora de planejar sua viagem.