O Uruguai, embora seja um país pequeno em tamanho, é um destino extremamente acolhedor. O país possui um potencial incrível e oferece um dos melhores índices de qualidade de vida na América do Sul. Situado às margens do Rio da Prata, chamado carinhosamente pelos nativos de “mar”, o lugar é encantador e irradia tranquilidade, beleza e uma gastronomia imperdível. Mas, com toda essa imponência turística, algo que vem ganhando o coração dos viajantes que embarcam para o Uruguai é o chamado Enoturismo.
O que é Enoturismo
Existem diferentes tipos de viajantes. Tem aqueles que viajam para conhecer novas culturas, praticar um novo idioma, experimentar uma nova gastronomia. Também existem aqueles que viajam para colecionar momentos e histórias, que desbravam lugares desde os mais exóticos até os mais tradicionais. E, claro, existe aquele tipo de viajante que viaja com o único intuito de apreciar o aroma, sabor e fazer uma boa degustação de vinhos. E isso é o Enoturismo! Além disso, essa forma de turismo também consiste em apreciar as tradições e o que cada região oferece, principalmente as que produzem esse tipo de bebida.
Enoturismo no Uruguai
A cada ano que passa, o Uruguai tem se desenvolvido mais e mais no Enoturismo. Hoje em dia, visitar uma vinícola uruguaia vai muito além de degustar bons vinhos, pois toda a experiência é gratificante e permanece para sempre na memória.
O país já compreendeu que muitos turistas o visitam apenas e exclusivamente por suas vinícolas, portanto, começou a fortalecer ainda mais o Enoturismo, contribuindo também para um melhor atendimento no turismo geral. Além disso, os vinhos uruguaios são de excelente qualidade, tendo reconhecimento mundial, até mesmo com premiações! Não é para qualquer um, não é mesmo?!
O ponto forte do Uruguai que faz o país se destacar no Enoturismo é, principalmente, seu clima subtropical que colabora e muito com o cultivo das uvas, garantindo um excelente sabor na produção dos vinhos e atraindo consumidores do mundo inteiro às suas bodegas.
Canelones
Com cerca de 60% de toda a produção de vinhos uruguaios, Canelones é a principal região vinícola do país. Ao lado de Montevidéu, a cidade concentra variadas opções de vinícolas e bodegas, desde as mais tradicionais até as mais luxuosas. Além de campos repletos de videiras, o lugar também oferece outros atrativos naturais belíssimos. Entre esses atrativos estão as praias perfeitas para relaxar, pescar e praticar atividades náuticas.
Uma das vinícolas mais visitadas por lá é a Establecimiento Juanicó, declarada como Monumento Histórico Nacional graças às suas construções perfeitamente preservadas com o decorrer do tempo. O turista que escolhe visitar essa vinícola consegue apreciar todo o processo de produção, faz um tour pelos vinhedos e, claro, não perde a oportunidade de degustar os sabores mais incríveis de vinhos.
Outra vinícola famosa em Canelones é a Viñedo de Los Vientos, considerada uma bodega-boutique. Seu diferencial é a combinação de uma gastronomia impecável e vinhos requintados que proporcionam ao visitante uma experiência única. Esta vinícola já foi ranqueada como a 5ª em exportação no Uruguai.
Maldonado
Embora seja uma das regiões mais novas do Uruguai quando o assunto é viticultura, a qualidade de seus vinhos é excelente, sem contar as belíssimas paisagens que nos proporcionam um cenário deslumbrante.
Ao visitar Maldonado é indispensável conhecer a vinícola Alto de la Ballena, pioneira da região. O lugar preza pela qualidade e produz vinhos com muita simplicidade. O melhor de tudo é que ela está localizada em Punta Ballena, na mesma área da famosa Casapueblo, a cerca de 10 quilômetros de Punta del Este.
Por outro lado, diferente de toda a simplicidade que Alto de la Ballena oferece, Maldonado também é abrigo de uma outra grande vinícola: Bodega Garzón. Comandada por argentinos, a bodega é conhecida por muito luxo e requinte em meio às suas instalações e um sabor de vinho irresistível. No ano de 2018, Bodega Garzón foi eleita a melhor vinícola do mundo pela revista Wine Enthusiast, especialista em vinhos.
Montevidéu
Não poderíamos deixar de fora a capital do país que também tem um papel fundamental no Enoturismo. Embora pareça que as vinícolas de Montevidéu sejam mais robustas, as visitas geralmente são comandadas pelos próprios familiares das bodegas, o que torna a experiência, de modo geral, muito mais íntima e acolhedora.
A Bodega Bouza é uma das primeiras opções dos turistas que visitam o Uruguai. Ela é extremamente turística, pois além de oferecer as famosas degustações, também possui um museu de carros antigos e um restaurante.
E se você é um amante e conhecedor de bons vinhos, com certeza já ouviu falar dos vinhos Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e Tannat, certo?! A Bodega Familia Dardanelli, localizada no Camino de los Molinos na capital uruguaia, é responsável pela produção desses vinhos desde 2012. A visita vale muito a pena, pois passa pelas instalações antigas e novas, além de poder contemplar as paisagens sensacionais do lugar. Logo após, obviamente, acontece a degustação.
A Sabai te leva para o Uruguai!
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Enoturismo no Uruguai, que tal ir degustar essas maravilhas diretamente da fonte?! A Sabai prepara sua viagem da melhor forma de acordo com suas expectativas e vontades.
Entre em contato conosco e vamos planejar juntos a sua próxima viagem!