Um pescador, em meados do século XIX, jamais imaginaria o que seu pacato, discreto, e quase falido vilarejo se tornaria nos séculos seguintes.
A história de Positano começa assim: ela era um porto pertencente à República de Amalfi e teve uma certa relevância nos séculos XVI e XVII, porém, entrou em decadência no século XIX e quase sumiu do mapa, devido ao grande número de imigrações de sua população para outros lugares – principalmente o continente americano.
O que ninguém imaginaria é que o grande escritor, vencedor do Nobel e Pulitzer, John Steinbeck se ‘perderia’ pela Costa Amalfitana e escrevesse suas experiências mais que positivas nessa cidade.
À época, ele era jornalista da revista Harper ‘s Bazaar dos EUA e seu artigo foi publicado na edição de maio de 1953. Assim, deu início ao boom da cidade e, desde então, ela se tornou um dos principais destinos turísticos da Costa Amalfitana e de toda a região da Campânia.
A cidade inspirou desde músicos – Keith Richards e Mick Jagger compuseram Midnight Rambler durante uma estada na cidade – até diretores de cinema – filmes clássicos como Sob o Sol da Toscana e O Talentoso Ripley.
Mas o que faz dessa cidade tão icônica? É o que falarei a seguir.
O que fazer em Positano
Acima de tudo, a cidade é para ser aproveitada à pé! Isso porque, como foi construída em cima de morros e costas acima do mar, você deve se preparar para subir e descer escadas e colinas íngremes, por isso, lembre-se de sempre usar um calçado confortável enquanto estiver por lá.
Primeiramente, a melhor coisa a se fazer por lá é aproveitar a vista da cidade, que é indescritível, digo isso com toda a certeza! Conforme você sobe as colinas, é possível ver a paisagem se transformar diante dos seus olhos, mas com o fundo intacto: mar azul do Mediterrâneo e inúmeros barcos a flutuar em suas águas… Perco meu fôlego só de lembrar!
Isso me lembra, também, de uma dica que dou para todos:
Perca-se nas ruas
Caminhe pelas ruas sem se preocupar com o destino final, pois a cada esquina que você dobra, dá de cara com alguma loja típica de artesanato, azulejos e demais produtos alimentícios típicos, como o limoncello.
São restaurantes deliciosos, cafés charmosos e muitos lugares incríveis escondidos pelas ruelas. Ande descompromissadamente e você vai entender do que estou falando.
Banhe-se nas praias
É claro que uma cidade litorânea que conta com portos teria algumas praias icônicas para chamar de suas, certo? E Positano abriga muitas delas, apesar de diferentes, são igualmente lindas.
Marina Grande
Essa é a principal da cidade e costuma ser a mais frequentada. Esta praia de mais de 300 m é onde os barcos costumam atracar, por isso, será a primeira vista que você terá ao chegar na cidade – se chegar nela através dos barcos.
A praia é administrada por um beach club, chamado Lido L’Incanto e alguns bares e restaurantes, que alugam guarda-sóis e espreguiçadeiras. Mas se não quiser pagar para ficar na praia, há um trecho dela conhecido como ‘spiaggia libera’, onde você pode estender sua canga e se espairecer sob o sol.
Esta praia é o centro de Positano, onde a cidade nasceu. Por isso, pode ter certeza que ela é sempre movimentada.
Spiaggia Fornillo
Indico a praia para aqueles que não gostam de agito e preferem momentos relaxantes e sossegados de frente para o mar.
Você a acessa através de uma trilha panorâmica, longe do centro da cidade. Uma característica que se mantém nas duas praias são os aluguéis de espreguiçadeiras e guarda-sóis.
Independente da escolhida, eu garanto que você vai se apaixonar pelas praias de Positano.
Conheça essa cidade perfeita
com a Sabai Turismo
Agora que você já conhece mais sobre Positano, só falta apreciá-la ao vivo! Entre em contato com a Sabai e deixe-se encantar pela Costa Amalfitana.