Quanto mais viajamos, mais questionamos a relação entre turismo e sustentabilidade. Afinal, quanto um avião emite de carbono na superfície terrestre? Quanto um hotel 5 estrelas gasta com água e luz? Estes e muitos outros questionamentos vêm à nossa mente.
Essas dúvidas não são infundadas, visto que em 2019, a Organização Mundial do Turismo (OMT) registrou um recorde de 1,4 bilhão de viagens internacionais (sem considerar as que ocorreram em solo nacional). E estima-se que esse número alcance a marca de 1,8 bilhão até 2030.
Sendo assim, pensando em todo esse cenário, preparamos esse artigo para contextualizar sobre o nosso papel em meio a todo esse processo. Boa leitura!
O que é o turismo sustentável?
Primeiramente, precisamos deixar claro qual o conceito de turismo sustentável. A expressão foi utilizada pela primeira vez durante a ECO-92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio-Ambiente e o Desenvolvimento, que ocorreu no Rio de Janeiro, em 1992.
Portanto, são 3 os pilares ou dimensões da sustentabilidade. Dessa forma, para uma atividade, destino ou empresa poder fomentar o turismo e sustentabilidade, é essencial equilibrar as seguintes questões de maneira positiva:
- sócio-culturais;
- ambientais;
- econômicas.
O turismo sustentável, segundo a OMT, pode ser definido como:
“O turismo que considera plenamente seus atuais e futuros impactos econômicos, sociais e ambientais, abordando as necessidades dos visitantes, da indústria, do meio-ambiente e das comunidades locais.”
Quais atitudes podemos tomar para aliar turismo e sustentabilidade?
Como deu para perceber, quando falamos de turismo e sustentabilidade é muito mais que apenas o respeito ao meio ambiente, mas também a toda a comunidade e cultura do local visitado pelas pessoas.
Em síntese, cabe a todos nós, turistas e viajantes do mundo, pesquisarmos a fundo sobre os lugares que pretendemos visitar e entender sobre como se organizam culturalmente para minimizar determinados impactos.
Com isso, procurar hospedagens sustentáveis, isso é, que tomam medidas sustentáveis em suas instalações e deixam isso bem claro aos hóspedes, também é imprescindível para estimular um bom relacionamento entre o turismo e a sustentabilidade.
Como o mundo se organiza para o turismo no futuro?
Hoje é praticamente impossível não falarmos de projeções para o futuro do turismo sem colocar a questão da sustentabilidade em pauta. Visto que, em todos os setores econômicos no mundo esse assunto vem sendo tratado de maneira muito séria com o objetivo de trazer soluções para a questão sustentabilidade.
Vale lembrar que com a expansão da tecnologia no setor, é possível trabalhar iniciativas que contribuam e fortaleçam o turismo e a sustentabilidade, despertando uma consciência sobre a importância da preservação e consciência de pertencimento ao mundo.
Não podemos deixar de falar que o despertar dessa compreensão é algo que deve ser estimulado nas pessoas em todos os momentos da vida e nos meios onde está inserido. Uma vez que, qualquer tipo de posicionamento tem que partir de nós.
Por fim, quando chegar o momento de planejar a sua viagem e seu desejo seja de aliar o turismo e sustentabilidade, verifique todos os detalhes possíveis, assim como, o posicionamento da agência, hotel e prestadores de serviço quanto ao seu envolvimento com essas questões.
Esse conteúdo faz sentido para você? Então, aproveite a oportunidade e compartilhe em suas redes sociais.