Não há uma cidade tão vibrante e instigante quanto Barcelona. É incrível como ela consegue ter uma personalidade tão singular mesmo se renovando continuamente década após década. Por mais que a cidade se reinvente, ainda reserva muito de suas características mais tradicionais.
Da arquitetura e paisagismo de Antoni Gaudí às experimentações de Joan Miró, Barcelona é da arte, moda, arquitetura e cultura espanhola como um todo.
Hoje, portanto, vamos falar mais sobre essa cidade e, da mesma forma, passarei algumas informações que acho essenciais você conhecer antes de organizar sua viagem para Barcelona. Vamos lá?
Barcelona como conhecemos
Como já citado anteriormente, Barcelona é a cidade ideal para os apaixonados por arquitetura. Não só ela é a cidade berço da maioria das obras de Antoni Gaudí, o arquiteto catalão que trouxe linhas orgânicas e muitas referências bíblicas e do mundo natural para suas obras, como também é uma cidade com um passado ainda muito vivo!
Isso quer dizer que ela conserva muito de sua história por meio de sua arquitetura. De fundação romana, ainda é possível encontrar alguns vestígios do antigo império em algumas de suas ruas.
Em um determinado ponto da cidade, entramos no que conhecemos como bairro gótico. Lá, as vias são mais estreitas e nos revelam um passado mais simples, onde o desenvolvimento da cidade andava a passos mais lentos.
O bairro (chamado de “El Gòtic” em catalão) é repleto de bares modernos, clubes e restaurantes catalães, além do Museu d’Historia de Barcelona, que nos mostra alguns vestígios do período romano.
Outro ponto interessante de notar na cidade é que, se você algum dia já a conheceu, ainda se sentirá em casa quando voltar a ela. Isso porque, ela tem todos os bairros muito bem conservados, além de seus restaurantes, lojas e mercados de rua.
Mas, ao mesmo tempo que ela conserva a si própria, também inova e se renova continuamente, tudo sem perder sua personalidade singular. Sempre há um novo hotel que gera um burburinho na cidade.
Da mesma forma, novos cafés, bares e galerias abrem na cidade e fazem com que antigos bairros, muitas vezes esquecidos pelos turistas e até mesmo por moradores, tomem a dianteira e brilhem à sua própria maneira.
A criatividade barcelonesa
Como pode ver, Barcelona cultiva a criatividade como uma questão de princípios, e isso sempre foi assim. Apesar dela ter ganhado fama mundial a partir das Olimpíadas de 1992, ela já tinha sua relevância para a Espanha muito antes disso.
Recomendo que você fique, no mínimo, quatro dias nesta cidade, para conseguir ter uma ideia geral e conseguir vivenciar todo o panorama cotidiano: Passeie pela La Rambla e conheça os artistas de rua e as estátuas humanas; se perca nas ruas da Ciutat Vella; explore a rota modernista dos prédios, mas também em museus, como a Fundació Joan Miró e o Museu Picasso; e, é claro, quem é fã de futebol não pode perder a chance de conhecer o estádio do time da casa, chamado de Barça pelos íntimos.
Quando ir a Barcelona
A cidade pode ser aproveitada durante todo o ano, mas a experiência pode mudar muito a depender da época. No verão é quando a cidade fica mais movimentada, com seu tempo ensolarado e temperaturas próximas dos 30º C. Suas praias ficam cheias e diversos festivais ocorrem no período, como o Sónar e a Cruïlla, além das festas de Gràcia e da Mercè.
Se você quiser temperaturas mais amenas e nem tanto movimento assim, procure ir lá entre primavera e outono, com certeza a cidade vai te conquistar nesses períodos.
O que ver em Barcelona
Em minhas redes sociais, comentei sobre as obras de Gaudí que podemos conhecer por lá. Mas vale reforçar que suas construções são um verdadeiro ‘must’ em qualquer viagem a Barcelona.
Do Templo da Sagrada Família (que ainda nem teve sua construção terminada) às casas Batlló (que foi reformada recentemente e conta com interações tecnológicas) e Milà, todos precisam dedicar ao menos uma tarde para apreciar as obras do arquiteto catalão de perto.
Já na Rota Modernista, você ainda consegue conferir as obras de outro grande arquiteto: Lluís Domènech i Montaner, que tem o Palau de la Música como obra-prima, além do antigo hospital Sant Pau, que teve suas salas transformadas em museu.
Quer ver tudo isso de perto?
Entre em contato conosco e comece a planejar sua próxima viagem para a Catalunha. Tenha também mais informações sobre onde se hospedar e o que fazer pela magnífica Barcelona!