Sabai Turismo

Mercado de Natal da Europa: clássicos e históricos

De decorações tradicionais impecáveis aos quitutes da época, os mercados de Natal da Europa são inigualáveis. Pois ao mesmo tempo que são repletos de luz, ornamentos natalinos e guloseimas deliciosas, também são parte da história viva, a qual é passada de geração para geração.

O primeiro mercado de Natal da Europa surgiu ainda na Idade Média, em 1298, na cidade de Viena, Áustria. Mas como vocês podem imaginar, o sucesso foi tanto que a tradição cresceu e cresceu, chegando até mesmo aqui, no Brasil.

No entanto, nosso Natal coincide com a temporada de verão, ao contrário do continente europeu, que presencia a época natalina com o friozinho e a presença da neve. Sim, neve! Assim como nos filmes, tenho certeza que você já se imaginou em algum país da Europa aproveitando os coros natalinos tomando um belo vinho ou chocolate quente, né?

Então, para te ajudar a realizar o sonho de aproveitar a magia dessa época num cantinho diferente, separei alguns dos melhores mercados de Natal da Europa para você conhecer. Vista o seu suéter de rena e confira comigo!

Salzburg Christkindlmarkt, Áustria

No coração da Cidade Velha, cerca de 100 barraquinhas compõem este centenário mercado de Natal, que se estende pelas praças Domplatz e Residenzplatz. Com a catedral como pano de fundo, ele funciona desde 1974 e é um dos mais espetaculares da Europa.

Do pão de gengibre às schnapps de frutas, o mercado é listado como Patrimônio Mundial e entrega uma programação natalina completa. Sendo assim, por aqui acontecem muitas apresentações musicais de corais, conjuntos a capella e danças folclóricas. Além disso, à tarde, contos de Natal para as crianças também são garantidos!

Mercado de Natal de Zagreb, Croácia

Aqui, a celebração ocorre em toda a cidade! Pois a capital croata faz tudo no Natal: ruas que vendem desde cachecóis e luvas de tricô até amêndoas adocicadas e enfeites para a árvore dos sonhos! Inclusive, os chalés de madeira recebem uma iluminação especial e são considerados o verdadeiro charme de Zagreb.

Já quando o assunto são presentes artesanais, no Parque Zrinjevac há uma enorme variedade junto às especialidades gastronômicas. Você poderá provar desde o famoso macarrão com repolho, krpice sa zeljem, até o icônico strudel de maçã.

Christkindlesmarkt, Alemanha

Especialmente em Nuremberg acontece um dos mercados de Natal mais bonitos e históricos da Alemanha, datado do século XVI. Muito semelhante a um conto de fadas, as festividades se iniciam após um discurso do Christkind, de cabelos louros e coroa de ouro, conhecido como o doador de presentes angelical e o grande símbolo do Natal.

Em seguida, a cada passo pelo mercado há uma barraca para chamar de sua. Dos biscoitos picantes, aos brinquedos locais, o espírito festivo inunda a cidade! Embora os gnomos chamem a atenção, são os shows e missas que atraem pessoas do mundo inteiro.

Mercados de Natal dos Jardins Tivoli, Copenhague

Esqueça a imagem que você tem dos Jardins Tivoli no dia a dia, pois no Natal, eles se transformam num Winter Wonderland, com mais de meio milhão de luzes cintilantes. Da mesma forma que recebe mais 70 mil enfeites nesta época, mais de mil árvores complementam um cenário ainda mais mágico!

Além disso, quem visitá-los ainda este ano poderá apreciar – pela primeira vez – uma árvore especial que brilhará em meio ao Lago Tivoli. Imagina só que privilégio ver tudo isso ao vivo? As decorações dinamarquesas são, de longe, uma das mais épicas que existem!

Estrasburgo, França

A França por si só já é apaixonante, mas no Natal, ela consegue ser ainda mais!

Lustres gigantes, árvores de cristal branco, incontáveis luzes nas fachadas das igrejas e um mercado de Natal estupendo, que acontece desde 1570. Aliás, é o mais antigo do país!

Desde decorações feitas à mão, passando pelas bugigangas típicas natalinas até os biscoitos amanteigados, Estrasburgo é tomada pelo espírito do Natal. Além disso, quem quiser se aventurar no gelo, a pista de patinação na Praça Kléber está à disposição.

Festa do Advento na Basílica, Budapeste, Hungria

Por fim, mas não menos importante, a arte 3D que acontece todas as noites durante o advento, em Budapeste. Elas são projetadas na fachada da Basílica de Santo Estêvão e contam, de maneira muito singular, histórias festivas e cenas religiosas. O show de luzes coloridas é um espetáculo à parte!

Mas aqui também é o local do mercado ao ar livre, onde cerca de 160 barraquinhas vendem um mix de itens artesanais húngaros, que vão desde árvores de cerâmica às famosas bonecas russas.

Nas comidas, aproveite para degustar o delicioso flodni, o bolo húngaro triplo de nozes, sementes de papoula e maçã. Acredite, é de comer rezando!

Conheça todos os mercados de Natal da Europa com a Sabai

Deixe-se levar pelos encantos dessa época e conheça os mercados de Natal europeus com a Sabai. Mesmo que seja só por uns dias, temos certeza que esta será uma das viagens mais marcantes e especiais da sua vida.

Fale conosco e planeje a sua aventura natalina!

Deixe seu comentário