Sabai Turismo

Conheça mais sobre a história do Catar, o país da Copa do Mundo 2022

Camelos, pescadores, deserto e pérolas. Este era o principal cenário que se encontrava para quem viajava ao Catar, este pequeno emirado na Ásia Ocidental, mas especificamente, Oriente Médio.

Em 20 anos, muita coisa mudou, e graças à descoberta e exploração do petróleo, esse país se encontra, agora, como uma das principais potências mundiais.

De território diminuto, ele ainda possui um clima desértico e muitos camelos, porém, suas cidades, principalmente Doha, a capital, possui uma arquitetura ultramoderna, edifícios que desafiam os limites da gravidade e arranham os céus.

Talvez seja por isso que ele tenha se tornado o primeiro país em todo o Oriente Médio a sediar uma Copa do Mundo e chamado a atenção mundial. Vamos, hoje, conhecer um pouco mais sobre a história e curiosidades desse país, que, ao que tudo indica, só vai crescer cada vez mais!

História do Catar

Antes de mais nada, o país é uma monarquia absolutista e constitucional. A dinastia reinante está no poder desde 1825. Em 1871, o país era de domínio otomano, porém, após a Primeira Guerra Mundial, o Império Otomano começou a sofrer de grandes instabilidades políticas.

Isso, somado a grandes protestos de países árabes contra o império (período conhecido como Revolta Árabe), eles renunciaram ao direito de governar. Isso fez com que o país se tornasse um protetorado britânico a partir de 1916.

Todavia, apenas em 1971 que o Catar ganhou sua independência e passou a ser um país soberano. A partir de 1974, com o início da exploração do petróleo, o país começa a sua jornada para se tornar um dos países mais ricos do mundo, e ser o país que conhecemos hoje.

Atualmente, a exportação de petróleo e gás natural correspondem, juntos, a 50% do PIB do Catar.

Doha

A cidade de Doha foi fundada na década de 1820 e declarada capital em 1971, assim que o país ganhou independência.

Além de ser a cidade mais populosa do país, a maioria de sua população é composta por estrangeiros.

Construções monumentais constituem grande parte das paisagens que tiram o fôlego dos turistas que visitam a capital catariana.

Lá, já foram realizados diversos eventos esportivos, como a 3° edição dos Jogos da Ásia Ocidental, em 2005, os Jogos Asiáticos, em 2006, Jogos Pan-Arábicos, em 2011, e muitas outras. Nesse sentido, a Fifa concedeu direito ao país de sediar a Copa do Mundo deste ano.

A cidade conta com diversas atrações, como o Souq Waqif, um antigo mercado árabe e coração cultural e social do país, o Museu de Arte Islâmica, Mia Park e Museu Nacional do Qatar e a Biblioteca Nacional do Qatar.

Coisas para fazer não faltam por aqui.

 

O que fazer além de Doha

Como a capital do país concentra mais ou menos 50% da população catariana, já dá para imaginar o que é possível fazer fora da cidade, não é?

Safári no deserto, sítios arqueológicos, praias tranquilas e luxuosas… Em outras palavras, as demais atrações do país são muito indicadas para quem gosta de história e contato com a natureza. 

Enquanto Banana Island possui todo o conforto e luxo de quem quer fugir do agito de Doha, no sítio arqueológico Al Zubarah é possível entender como a vida funcionava por lá há algumas centenas de anos.

Vamos para o Catar?

O país finalmente se encontra no seu momento de glória, com toda a atenção mundial sobre ele. Por isso, vale a pena considerar conhecer essa nação asiática numa próxima viagem.

Entre em contato com a Sabai Turismo e entenda mais sobre o Oriente Médio!

Deixe seu comentário