A cidade que dá origem a todo o nome dessa Costa maravilhosa não poderia deixar de figurar aqui no blog.
Ela existe há quase dois mil anos e costumava ser uma das quatro repúblicas marítimas da Itália – juntamente com as repúblicas de Veneza, Pisa e Gênova.
Tanta história assim não serviria para nada, não é? E, na verdade, entre os séculos IX e XI, ela era a grande responsável por coordenar todo o comércio marítimo entre o oriente e ocidente.
No século XII, surgiram as Tavole Amalfitani, o código de regras do comércio marítimo que controlava todo o comércio no Mediterrâneo. Com o tempo, ele passou a ser empregado no comércio marítimo de outros mares.
A cidade fazia as transações comerciais entre o Império Bizantino e Arábia, por isso, não deve ser surpresa para ninguém que uma das palavras que define essa cidade é multiculturalidade. E isso, você percebe tanto nas pessoas, ruas, fachadas de prédios e sabores espalhados por lá!
Continue a ler para conhecer mais a fundo tudo o que Amalfi pode te oferecer:
História
Você já sabe que a cidade foi um importante porto, centro comercial e uma das repúblicas mais importantes durante a Idade Média de toda a Europa.
Eles conquistaram, dos árabes, o monopólio de todo o Mediterrâneo e fundaram, no século X, a base mercantil da Itália meridional no Oriente Médio.
Mas é importante você também saber que isso não se manteve durante toda a história, viu?
Tudo começa com a conquista da cidade pelo povo normando, o que fez ela ter uma rápida decadência e ver toda a sua importância e influência ser transferida para Nápoles. Após ser saqueada pelos pisanos em 1137, ela foi anexada ao Reino da Sicília e assim permaneceu por muito tempo.
Após o Risorgimento, – o processo que buscava unificar os Estados independentes que compunham a península itálica em uma só nação – a cidade, assim como praticamente toda a Costa Amalfitana, caiu no esquecimento.
Foi só na Itália pós-guerra dos anos 50 que ela se viu retornando à boca do povo novamente, e se tornando um dos principais centros turísticos de todo o país. Os períodos de guerra já acabaram, porém, todo esse histórico de altos e baixos deixou marcas eternas por Amalfi, por isso mesmo que a sensação de andar por aqui é indescritível…
O que fazer
Assim como todas as demais cidades da Costa Amalfitana, Amalfi é pequena e compacta. Mas apesar das similaridades com outros destinos da região, a cidade guarda surpresas únicas, como:
Duomo de Amalfi e Chiostro del Paradiso
Esta catedral é a personificação de todo o passado glorioso e das influências de várias culturas!
A Cattedrale di Sant’Andrea, seu nome oficial, é o lugar que mais chama a atenção em todo o panorama da cidade.
Sua arquitetura em estilo árabe-normando remonta ao século IX, porém, devido a um desmoronamento ocorrido há alguns séculos, seu edifício original foi destruído e precisou ser reconstruído. Porém, alguns detalhes originais ainda se mantêm vivos por aqui, como as portas de bronze que dão para a cúpula, forjadas ainda em Constantinopla, a única do tipo em toda a Itália!
Outra peça da catedral restaurada no século XVIII – mas que manteve toda a sua personalidade árabe principal – é o campanário da catedral. Feita com mármore e majórica, que leva cerâmicas coloridas típicas dessa região.
Ela servia como torre de defesa antigamente, mas hoje, reina no horizonte amalfitano. Apesar de não receber turistas em seu interior, ainda compensa pelo visual surpreendente.
A partir do Duomo é possível ir até este cemitério, construído em 1266 para enterrar os cidadãos ilustres da cidade. Nele, você encontra pinturas dos séculos XIII e XIV e conseguirá fugir um pouco das multidões – que costumam aumentar nos verões.
Visite a Pasticceria Pansa
É incrível como na praça principal da cidade você pode aproveitar muitas coisas. Ao lado da escadaria do Duomo você dá de cara com essa confeitaria fundada em 1830 por Andrea Pansa, um mestre confeiteiro de Amalfi.
Como o negócio passou de geração em geração, quase 200 anos depois de ser fundada ela ainda mantém uma ótima qualidade na produção dos doces.
Outro fator que ajuda na excelência dos pratos são os ingredientes locais utilizados nas receitas, como limões sicilianos e diversas frutas secas típicas da Campânia.
Conhecer as belas praias
Amalfi possui duas praias na cidade. A praia de Marina Grande, por exemplo, é bem movimentada e a que mais atrai turistas para apreciar aquele mar limpo e tranquilo. Em toda sua extensão você encontra diversas espreguiçadeiras, o que proporciona uma atmosfera ainda mais agradável ao lugar.
Já a Duoglio Spiaggia fica a poucos minutos da cidade. Ela é perfeita para apreciar a vista, andar à beira-mar ou aproveitar um tempo com a família, pois aqui mora o sossego. Mas caso queira apostar nos esportes aquáticos, também é possível!
História e natureza andam juntas na Costa Amalfitana
É assim que gosto de definir essa região. Após passar algumas semanas por lá, descobri isso.
Nas minhas redes sociais e aqui no blog, comentei bastante sobre como a região é encantadora.
Se depois disso tudo você ficou com vontade de conhecer a região costeira da Campânia, entre em contato comigo, pois terei o maior prazer em te ajudar a realizar esse sonho!