Primeiramente, quero saber. O que você já conhece sobre o arquipélago de Malta? Se sua resposta for, nada ou pouca coisa, não se preocupe. Vou tirar as suas dúvidas e apresentar esse tesouro situado no Mar Mediterrâneo, que você precisa conhecer.
Situado a 93 km ao sul da Sicília e ao norte da costa africana, a República de Malta é um destino paradisíaco e muito procurado por turistas brasileiros que desejam uma opção fora dos eixos tradicionais para aprimorar o inglês.
Composta por cinco ilhas e com cerca de 400 mil habitantes, o país armazena diversas paisagens históricas e um clima mediterrâneo praticamente perfeito. Mesmo no auge do verão, Malta tem um clima agradável, mas bem quente!
Em minha jornada por lá, fiquei encantado com o Arquipélago de Malta e suas atrações. Com isso, veio o desejo de compartilhar toda essa experiência nesse artigo. Boa leitura!
Um pouco da história do arquipélago de Malta
Desde 2004 ela é membro da União Europeia com o euro como moeda oficial. Uma das coisas que mais me surpreendeu foi o seu tamanho. Com apenas 316 km², ele é um dos menores países do mundo. Para vocês terem uma ideia, sua área é muito semelhante à capital de Santa Catarina, Florianópolis.
Apesar do idioma oficial ser o maltês, é possível se virar muito bem com o inglês por lá, inclusive, um dado curioso, é que só cresce o número de intercambistas de idiomas para este país, pois quem almeja aprender – ou aprimorar – o inglês encontra, aqui, um custo muito mais acessível se comparado com outros países, como Irlanda e o Reino Unido, como já comentamos.
O território conta com mais de 7 mil anos de história, sendo habitado por diversos povos. Os últimos a dominarem a região foram os ingleses, pois a ilha foi colônia britânica até 1964. Atualmente, muitos aposentados bretanhos a escolhem como morada por conta do seu clima.
Valletta, a encantadora capital de Malta
Quando cheguei em Malta, a primeira cidade que visitei foi Valletta. Fiquei hospedado no fabuloso Phoenicia Malta, um hotel muito elegante e aconchegante, que deixa bem claro a influência britânica na ilha. Inclusive, a própria Família Real se hospeda aqui quando passa sua temporada em Malta.
O hotel é divino, com 75 anos de história e praticamente colado com as Muralhas que um dia defenderam a cidade de Valletta de invasores. Com uma linda vista de toda a baía, e, justamente por ficar um pouco afastado da cidade, garante um clima mais pacífico e aconchegante, típico do Mediterrâneo. Enquanto a cidade já é mais movimentada, cheia de bares e restaurantes.
A cidade é impressionante, toda de arquitetura barroca, ela possui 300 monumentos turísticos, sendo considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Tudo em apenas 55 hectares!
Arte impressa em ricos detalhes
Entre as atrações do arquipélago de Malta, a Co Catedral de São João, imponente e carregada de história. Construída pelos cavaleiros de malta no século XVI, ela possui uma fachada muito simples, contudo, a decoração interior é toda lapidada com detalhes em ouro, mostrando também a influência italiana que os cavaleiros trouxeram para a ilha. Simplesmente fenomenal.
Outra curiosidade incrível que não posso deixar de citar, é que a cidade de Valletta conta com o único quadro assinado por Caravaggio, visto que o artista não tinha o hábito de assinar suas obras. Portanto, parada obrigatório para toda pessoa que está desbravando o Arquipélago de Malta.
Além disso, o novo prédio do Parlamento de Malta, construído respeitando toda a arquitetura da capital, se destaca sem apagar os demais prédios. Já a Pjazza Teatru Rjal é uma construção histórica do século XVIII, destruído num incêndio, essas ruínas ainda abrigam diversas peças de teatro no interior do que restou do teatro original.
Não posso deixar de citar o Museu Arqueológico Nacional e o Tribunal da Justiça de Malta, ambos são prédios históricos lindos que valem a pena ser inseridos no seu roteiro de viagem.
Tive a sorte de presenciar um evento muito importante para o país, as festas em devoção aos santos padroeiros de cada cidade. No final de semana que estive em Valletta, consegui acompanhar a procissão!
Uma grande dica é que você saia das ruas principais e explore as menores. Elas são incrivelmente lindas e possuem fachadas de varandas coloridas que também fazem parte de toda a identidade da cidade.
Blue Lagoon
Mas nem só de história vive Malta, a Blue Lagoon é a praia mais famosa de todo o país, que fica na ilha de Comino. O único acesso até ela é por meio de barcos. Seu nome dá a entender que se trata de uma lagoa, apesar de não ser o caso, parece mesmo, devido às suas águas azuis super calmas, que garantem um banho tranquilo por lá.
Há algumas barraquinhas que vendem petiscos e drinques, mas, por se tratar de um Parque Nacional, não espere serviços de praias ou banheiros, ok?
Prepare-se, afinal, a praia é realmente cheia. Por esse motivo, evite finais de semana e procure chegar o mais cedo possível para curtir a experiência por completo, com diversas grutas espalhadas no seu entorno.
Mais sobre o Arquipélago de Malta, essa joia do Mediterrâneo
A vila de pescadores, Marsaxlokk, é bem pequena e charmosa, com um clima de cidade de interior. Aos domingos há um tradicional mercado de peixes e vendas em geral. Inclusive, esse é um lugar incrível para comer peixe fresco, os mais tradicionais são dourados, atuns e peixes-espada.
Já Mdina é a antiga capital de Malta até 1530, um verdadeiro museu ao ar livre. O ponto mais alto da ilha teve como primeiros habitantes os fenícios, em aproximadamente 700 A.C. Também conhecida como Cidade Silenciosa, ela é uma das mais preservadas de toda a Europa. Alguém aí já assistiu Game of Thrones? Diversos episódios foram filmados aqui, sabia? É uma cidade linda, pacífica e espetacular, assim como todo o país.
Por fim, o Arquipélago de Malta é um destino sensacional e muito completo, com lindas praias, muita história, vilarejos, muralhas e arquitetura de tirar o fôlego. Seja numa viagem em família ou aquela para conexão com você mesmo, a experiência será única.
Essa trip valeu cada minuto, e eu tenho certeza que a sua também valerá. Entre em contato comigo e vamos personalizar o seu roteiro