Primeiramente, queremos saber: o que você já ouviu falar sobre o enoturismo na América do Sul? Se sua resposta é muito pouco ou quase nada, não se preocupe. Esse artigo foi feito especialmente para ampliar o seu conhecimento e te mostrar que existe um mundo de possibilidades, cores e sabores para cada perfil de viajante.
Sendo assim, o enoturismo é aquele tipo de viagem que tem como principal objetivo fazer as pessoas terem uma verdadeira imersão cultural, histórica, geográfica em todos os aromas e sabores do vinho de uma região.
O enoturismo é muito comum na Europa, principalmente em países como França e Itália. Aqui na América do Sul, também há destinos como a Argentina, Uruguai, Chile e até mesmo no Brasil. Vale lembrar que cada vez mais essa prática tem ganhado força.
Cada região cultiva diferentes castas de uva, além das características específicas do solo que impactam diretamente em aspectos do vinho, como acidez, taninos, álcool e doçura.
Separamos 5 cidades e regiões na América do Sul que possuem toda a estrutura para os amantes de vinho se apaixonarem pelo nosso continente. Conheça-as agora!
1. Mendoza – Argentina
Primeiro começamos com um destino que não é nada batido, mas sim, um verdadeiro clássico!
Situada na região de Cuyo, não muito longe da fronteira com o Chile, essa cidade de ruas amplas e arborizadas tem como principal casta de vinhos a uva francesa malbec.
Essa uva se adaptou com maestria ao clima da região, todavia, ela se desenvolveu de uma forma que em pouco se assemelha ao vinho da mesma uva plantada na França.
Atualmente, a região produz quase sete vezes mais vinhos malbec que o já citado país europeu, o que faz de Mendoza uma verdadeira capital enoturística em toda a América do Sul. Uma jornada enoturística não está completa sem conhecer essa cidade!
2. Santiago – Chile
A capital chilena é, de fato, geograficamente muito bem localizada. Situada aos pés da Cordilheira dos Andes, a partir dela, é bem simples de fazer bate-volta para estações de esqui e, ao viajar um pouco ao norte, conhecer também as maravilhas do Atacama, o deserto mais seco do mundo.
Além disso tudo, a cidade é uma das melhores para se realizar o enoturismo na América do Sul, pois ela conta com diversas vinícolas ao seu redor.
Ao contrário de Mendoza (que tem especialidade em uvas malbec), cada vinícola de Santiago possui várias uvas. Não só merlot e chardonnay, como também cabernet sauvignon e malbec. São todas cultivadas aqui.
A clássica vinícola de Concha y Toro conta com tours em português, devido à quantidade de turistas brasileiros que a visitam. Em suma, não deixe de incluir uma vinícola na sua viagem ao Chile.
3. Maldonado – Uruguai
Nosso pequeno vizinho ao sul é marcado principalmente pela casta de uva tannat, e se converteu num verdadeiro emblema uruguaio.
Hoje, inclusive, o país produz muito mais vinho do que as regiões nativas da cepa, no sudeste da França, e apresenta algumas particularidades que tornam os vinhos daqui realmente únicos!
Não é difícil chegar a Maldonado, pois a cidade possui uma extensa infraestrutura turística, justamente por se situar muito próxima de Punta del Este.
Aqui, visite a Bodega Garzón, que conta com vinhos premiados em seu catálogo. Impossível sair daqui sem alguns exemplares.
4. Montevidéu – Uruguai
Quando dizemos que o país atrai cada vez mais atenção da comunidade vinífera do mundo, não brincamos!
Como resultado, a capital uruguaia reserva vinícolas ao redor de sua cidade, muitas vezes situando a no máximo 30 minutos de distância da cidade.
O que faz de Montevidéu ótima para o cultivo de uvas viníferas é, antes de mais nada, o terroir fértil, graças à proximidade com o Rio da Prata e as temperaturas amenas no decorrer do ano.
Certamente, algumas das vinícolas mais clássicas e tradicionais do país estão aqui. Há exemplos como a Bodega Santa Rosa, com mais de 110 anos de tradição, e a Bodega Pisano, fundada em 1914.
5. Valle do Colchagua – Chile
A 150 km ao sul de Santiago, o Valle do Colchagua é o principal produtor de vinho de todo o país. Ou seja, aqui se cultiva várias castas de vinhos tintos, como carménère, cabernet sauvignon, syrah e malbec.
O clima temperado tem características de uma temperatura quente e seca, e é ‘protegido’ pelas cordilheiras da Costa e dos Andes, um dos motivos que faz da região tão própria para o cultivo de uvas. Dessa forma, por lá, não deixe de conhecer vinícolas como a Viu Manent, Viña Montes e Viña Santa Cruz.
Por fim, a maioria das pessoas que buscam um roteiro de viagem mais personalizado e que proporcione uma imersão nos sabores, cultura e história de uma região, são os que proporcionam experiências que permanecem em nossa memória afetiva por toda a vida.
A Sabai Turismo te leva para uma jornada fantástica para os melhores destinos do enoturismo na América do Sul que você precisa conhecer!!
Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a tirar aquela viagem da gaveta e transformá-la em realidade.