Vocês já viram, no meu Instagram, através dos stories e feed, as minhas aventuras pela região da Campânia, no sul da Itália. Entre as várias cidades por onde passei, uma delas é, na verdade, uma ilha!
Capri fica bem próxima da cidade de Sorrento, mas esta ilha possui uma vida e identidade próprias.
Sua história remonta desde os séculos VII e VI A.C., quando o imperador romano Augusto a incorporou no seu domínio.
A ilha, então, foi a escolhida por imperadores e membros importantes do Império Romano para ter suas casas erguidas em sua costa montanhosa. Mas a ilha só viu o sucesso acontecer de verdade quando, na Itália do pós-guerra, nos anos 50 e 60, o país passou por uma reformulação na maneira como o mundo a via.
Com vários filmes de Hollywood que usaram a Itália como pano de fundo para suas histórias e a ascensão de artistas italianos ao patamar de estrelas, como Sophia Loren e Federico Fellini, o país ganhou o status de puro charme e luxo. Capri também entrou nessa onda, e não saiu dela desde então!
A ilha conta com duas cidades: Capri e Anacapri. Enquanto a primeira concentra mais restaurantes e lojas e é mais badalada, a segunda é mais intimista e pacífica, perfeita para quem quer relaxar e descansar.
Independente de tudo, as duas cidades estão a apenas 3 km de distância uma da outra, ou seja, você consegue conhecê-las no mesmo dia.
Mas o que há para fazer por lá? É o que vou desmembrar em alguns parágrafos agora.
Como chegar
Antes de mais nada, para chegar a Capri, você deve pegar uma embarcação em alguma das cidades próximas, como Sorrento, Amalfi ou Nápoles. Você chegará na ilha a partir da Marina Grande, o porto da ilha.
Logo na entrada você já percebe a beleza do local, pois imediatamente dá de cara com algumas lojinhas no porto e já tem uma bela visão da cidade. A partir daí, você escolhe o que quer fazer.
Passeios de barco
Os passeios de barco são os mais clássicos por aqui e eu recomendo fortíssimo que todos tenham essa experiência ao menos por um dia.
A atividade dura cerca de 2 horas e, através dela, você ainda confere atrações naturais da ilha, como a Grotta Azzurra (Gruta Azul) e a formação rochosa de Faraglioni, um dos cartões-postais do lugar.
Jardins de Augusto e Via Krupp
Este lugar histórico possui uma beleza incomparável. Não à toa, foi denominada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
O jardim fica à beira de um paredão rochoso e, além de ser um lugar lindo, ele ainda reúne plantas bem cuidadas e é uma área de conservação ambiental.
Já a curiosa e tortuosa Via Krupp foi construída pelo magnata alemão Friedrich Krupp, que queria achar uma maneira mais simples de chegar ao jardim da sua embarcação.
Piazzetta e Via Camerelle
Quem gosta de história misturada à compras, aqui é o lugar. A Piazzetta é a principal praça da cidade e onde você encontra diversas cafeterias e lojas de roupa.
A partir dela você tem acesso a outras ruas da cidade, como a Via Camerelle, onde há as grifes italianas mais exclusivas da ilha, assim como os perfumes que são a cara da cidade.
Visite a perfumaria Carthusia e a loja Canfora, que sempre atraiu os olhares de muitas pessoas, incluindo Jackie Kennedy.
Villa San Michele
Até então, falei muito sobre Capri, mas a cidade vizinha, Anacapri, também possui seu lado turístico a todo o vapor!
A Villa é um lugar belíssimo que reúne museus, jardim, achados arqueológicos e um ponto que oferece uma vista panorâmica impressionante do Golfo de Nápoles. O passeio é calmo, singelo e simples. Uma delícia por completo.
Que tal conhecer Capri?
Aqui eu foquei mais em alguns passeios a serem feitos, mas já dá para entender qual é o verdadeiro poema que essa ilha escreve em meio ao Mediterrâneo, não é?
Há inúmeras outras atividades para se fazer por lá, mas que tal você conhecer todas as outras de pertinho? Entre em contato comigo e vamos juntos ver o melhor da Itália, de norte a sul.