Santa Catarina é um estado muito famoso por suas praias, mas quem quer aproveitar as estações mais frias do ano, se satisfaz muito com a Serra Catarinense.
A Serra fica a 100 km do litoral de Santa Catarina e a 120 km da capital, Florianópolis. Ela é composta por 19 cidades ao todo, porém, destas, apenas 7 possuem estruturas turísticas e lugares para visitar, que incluem cachoeiras, trilhas, vinícolas e muito mais.
Conheça alguns dos lugares que a Sabai Turismo indica para você explorar o melhor do inverno neste estado:
Urubici
A princípio, esta é a principal cidade da Serra, e conta com cachoeiras, montanhas – onde é possível realizar trilhas – e muito mais.
Urubici fica num vale plano a 915 m de altitude, das montanhas que estão ao seu redor, o Morro da Igreja, a 1.822 m acima do nível do mar, é o ponto mais alto da região e o lugar mais frio também.
Além disso, por lá há uma plataforma de vidro onde é possível ter uma vista incrível da região:
Plataforma de vidro Urubici
Primeiramente, para chegar ao local, você deve ir ao Parque Quedas do Avencal, distante a cerca de 8 km do centro da cidade.
Neste parque há a Cachoeira do Avencal e, para acessá-la, você tem duas opções: O parque já mencionado e o parque Cascata do Avencal. Ambos cobram R$ 10,00 a entrada. O mirante de vidro situa-se no primeiro.
A plataforma se estende por 7 metros adentro do cânion, há 110 metros de altura do fundo do desfiladeiro.
Além do mirante, o parque ainda conta com restaurante, café e um mirante de ferro. O parque ainda dispõe de tirolesa e uma réplica da Pedra Furada – outro destino turístico da cidade.
Mas você tem dúvidas sobre hotéis para ficar na região? Confira uma dica excepcional.
Hotel Rio do Rastro Eco Resort
Bem na Serra do Rio do Rastro, em seu cânion, debruça-se um resort de inverno com uma das vistas mais espetaculares de toda a região.
Antes de mais nada, o hotel conta com quatro tipos de acomodações, que vão de 48 m² até 60 m², a maioria delas possui lareiras, jacuzzis, amenities L’Occitane, internet e etc.
O resort ainda oferece diversas experiências, como variadas cestas de piquenique em frente ao lago, espumante ao luar nas jacuzzis térmicas, café da manhã e sunset no cânion e queijos e vinhos ao pôr do sol.
Além disso, para quem quer aproveitar a lua de mel, há também a possibilidade de fazer uma preparação romântica, com roupa de cama especial, velas decorativas, luzes, flores, espumante, morangos e chocolate.
Enquanto que o restaurante conta com uma gastronomia tipicamente serrana, com alguns toques especiais, sempre levando em conta a correta nutrição. A adega de vinho também possui mais de 100 rótulos de várias regiões do globo.
A Sabai Turismo possui parceria com o Hotel Rio do Rastro. Então, se você se interessou pelo resort, entre em contato conosco para mais informações.
E, por falar em vinhos, saiba que a região serrana catarinense possui uma grande variedade de vinícolas para você visitar e apreciar. Conheça algumas:
Vinícola Thera
A vinícola tem este nome em homenagem à Therezinha Borges de Freitas, a esposa do visionário empreendedor Manoel Dilor de Freitas, um dos primeiros a produzir vinhos na serra catarinense.
Acima de tudo, além de ser possível visitar sua adega e escolher os vinhos em primeira mão, você ainda pode visitar os vinhedos e, ainda, jantar no Thera Wine Bar.
A vinícola ainda conta com uma pousada boutique, com 18 unidades de suítes.
Vinícola Villa Francioni
Antes de mais nada, a vinícola possui um mote: Enriquecer a celebração da vida ao sabor de um elegante vinho, elaborado com amor e arte.
Ela foi fundada pelo Sr. Manoel Dilor Freitas, que fez um extenso trabalho de pesquisa em busca do definitivo terroir brasileiro.
Primordialmente, toda a arquitetura da vinícola segue três fundamentos: homem, natureza e tecnologia. Isso consolida a interação entre meio ambiente, trabalho e conhecimento que o rótulo tanto preza.
A vinícola é grande e muito bem equipada, e produz em média 300 mil garrafas por ano.
A paixão pelo vinho aqui é nítida em absolutamente todos os aspectos. Pois é perceptível o quanto eles são cuidadosos com todo o processo.
Além dos vinhos, a vinícola ainda possui uma bela galeria de arte, que já recebeu obras de artistas como Camille Claudel, Juarez Machado e Luciano Martins.
A vinícola é aberta ao público e todas as visitações são guiadas, onde se explora todo o passo a passo do processo e, ao final, tem-se uma degustação de seu vinho.
Mas nem só de vinhos se faz a região, pois há outro lugar igualmente belo, abençoado pela natureza, que merece ser visto.
Cânion da Ronda
Você deve imaginar: por que deste nome?
Bem, a razão é histórica, pois trata-se da época dos tropeiros gaúchos, que faziam parada na região dos cânions da serra catarinense, e alguém sempre deveria fazer a ronda noturna para não perder o gado.
O cânion da Ronda se encontra perto da cidade de Bom Jardim da Serra, uma das mais turísticas da região, devido ao seu grande número de cachoeiras e rios.
Nesse sentido, há dois mirantes nesse cânion. O mirante norte está localizado junto à Serra do Rio do Rastro, onde a caminhada é tranquila e a passagem acessível. No topo, há um parque eólico com 62 torres, uma agradável surpresa para os turistas.
Em contrapartida, o mirante sul tem acesso pela estrada do parque eólico, numa distância de 2,5 km, onde o visitante tem uma vista estonteante do cânion, a 1.448 m de altitude.
São campos naturais, penhascos, montanhas e toda a imponência própria da região e, em algumas partes, é possível até mesmo avistar o litoral de Santa Catarina!
Gostou das dicas?
A Sabai Turismo pode te levar para apreciar o clima frio desta região. Mas não precisa esperar o inverno para conhecer este lugar tão espetacular!
Entre em contato conosco que iremos te ajudar a organizar uma viagem incrível!
Leia também: Como fugir do óbvio no Canadá