Conhecer novos lugares, pessoas, culturas e gastronomias é sempre uma experiência enriquecedora. Se você for aventureiro, é provável que locais mais inusitados e diferentes como o deserto do Atacama estarão na sua lista de desejos.
Localizado no norte do Chile, o Deserto do Atacama é considerado como o mais seco do mundo. Essa característica atrai cada vez mais turistas e torna o deserto chileno um dos locais mais buscados pelos viajantes do planeta.
Onde fica o Atacama?
O deserto do Atacama fica localizado no norte do Chile, fazendo fronteira com o Peru, Argentina e Bolívia. Para os viajantes, a base sempre é a cidade de San Pedro do Atacama: uma cidade com casas bem simples e chão batido.
Considerado o deserto mais alto do mundo, com regiões que passam dos dois mil pés do nível do mar, a cidade de San Pedro do Atacama está a 2.400 metros.
Melhor época para visitar o deserto do Atacama
Por ser um deserto, já é de se imaginar que as chuvas por lá são bem escassas, quase inexistentes. Por isso, o Atacama pode ser visitado durante todos os meses do ano. O deserto apresenta uma máxima de temperaturas que variam entre 23 e 27ºC durante o dia, já à noite são registradas temperaturas negativas, predominantemente entre maio e agosto, principalmente nos locais de altitudes mais elevadas. Portanto, não esqueça de se preparar para o calor durante os dias e para o frio durante as noites.
O que fazer durante sua viagem ao Atacama
Não são todos os dias que se decide conhecer e contemplar as belezas de um deserto, por isso, é preciso planejar e traçar um roteiro do que fazer quando estiver por lá. Confira os pontos turísticos que você não pode deixar de ir:
1. Piedras Rojas
Sem dúvidas, uma das paradas quase que obrigatórias é a ida até as Piedras Rojas. Uma paisagem que sempre tira o fôlego de qualquer visitante, as Piedras apresentam uma formação rochosa que tem um tom avermelhado, provocado pela oxidação do ferro. Além disso, há um lago de águas cristalinas e, no fundo, vulcões. Um cenário que parece pintura! O lugar também conta com a presença de flamingos e de vicunhas, conhecidas como primas das lhamas.
2. Salar de Tara
O Salar de Tara é o ponto mais alto da região, estando a mais de 4.000 metros do nível do mar, e, por isso, não é uma atração tão comum nos roteiros, mas que vale a pena. De lá é possível contemplar as belezas das Catedrais de Tara e também da Laguna de Tara.
3. Laguna Cejar
É um dos passeios que raramente fica de fora dos roteiros, pois por conta das águas salgadas das lagoas é possível se banhar sem afundar e, por isso, os visitantes fazem a festa e aproveitam um cenário paradisíaco de águas cristalinas e azuladas.
4. Lagunas Escondidas de Baltinache
As lagoas “escondidas” são consideradas um verdadeiro paraíso. As águas das lagunas são azul-turquesa, bem salgada e gelada, das 7 lagunas do deserto, apenas duas são liberadas para banho e são ideais para aqueles que não se importam tanto com águas mais frias.
A viagem para o deserto do Atacama é memorável. Seja para apreciar as paisagens ou pelo céu mais estrelado do mundo, independente do roteiro, as memórias criadas certamente serão inesquecíveis
Viaje com a Sabai Turismo!
E aí, ficou com vontade de conhecer algumas das belezas que o Atacama proporciona? Entre em contato conosco e vamos planejar juntos, o deserto do Atacama te aguarda!